Perguntas e Respostas

Micro e Mini Geração Distribuída para Média Tensão e Alta Tensão​​

​Você sabia que Energia Gerada é diferente de Energia Injetada? 

Energia Gerada é toda a energia produzida através dos módulos fotovoltaicos e utilizada de forma simultânea em sua residência. O excedente, por sua vez, passa pelo nosso medidor bidirecional e resulta em Energia Injetada, aquela energia que fica disponível para compensação em sua fatura.

​Se a lista de beneficiárias, ou lista de rateio, foi enviada junto com o projeto, solicitamos que aguarde a conexão e emissão da 1ª fatura da Unidade Geradora serem efetuadas. Assim, havendo excedente neste primeiro mês, a Unidade Beneficiária receberá a porcentagem que foi determinada a ela. 

Para os casos em que a lista de beneficiárias, ou lista de rateio, foi enviada depois da conexão da Geradora ser estabelecida, de acordo com a Resolução 482, art.7 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o prazo para cadastro das Unidades Beneficiárias é de até 60 dias corridos.

Para colocar uma unidade ou mais na lista de beneficiárias, é preciso que os cadastros estejam sob a mesma titularidade que a Unidade Geradora. Caso não estejam, solicite a troca de titularidade por meio do e-mail clientescorporativoscelpe@neoenergia.com.

Com a troca de titularidade feita, para realizar o cadastro das beneficiárias, envie a lista junto com o projeto da Unidade Geradora. 

Caso a Unidade Geradora já esteja conectada, será necessário solicitar a compensação das beneficiárias pelo portal clientescorporativos.celpe.com.br.


​Você pode consultar o status do seu projeto ou vistoria pelo Portal gdneoenergiapernambuco.neoenergia.com ou por meio do atendimento via WhatsApp: (81) 3217-6990.

​Para evitar que a sua vistoria seja recusada, é importante garantir que o projeto seja implementado de acordo com o padrão e as normas que constam em nosso site, neoenergiapernambuco.com.br.

Com isso, reforçamos que o sistema de geração deve ser entregue com os módulos fotovoltaicos, inversor, fiação e placa de identificação devidamente instalados. 

Lembramos que no momento da vistoria nossos técnicos precisam ter livre acesso à Unidade Geradora.

Para solicitar ou liberar vistoria basta acessar o Portal gdneoenergiapernambuco.neoenergia.com.

​A troca de titularidade da Unidade Geradora deve ser solicitada antes do projeto de Micro ou Minigeração ser iniciado. Caso o projeto já esteja em andamento, será preciso esperar a conexão ser concluída para solicitar a troca.

Se a unidade já estiver conectada como Micro ou Minigeração, ao solicitar a troca de titularidade será necessário atualizar o relacionamento operacional (cliente Microgerador) ou o acordo operativo  (cliente Minigerador). 

Para solicitar a troca de titularidade e atualizar o relacionamento operacional, ou acordo operativo, basta enviar um e-mail para clientescorporativos.celpe@neoenergia.com.

​Para evitar que seu projeto seja recusado, é importante enviá-lo com a documentação completa e ART preenchida com todas as informações técnicas dos itens 5 e 6, assinada e recolhida. 

Com o projeto pronto, será preciso solicitar a vistoria, por isso é fundamental garantir que tudo foi implementado de acordo com o padrão e as normas que constam em nosso site, www.neoenergiapernambuco.com.br.

Importante! O sistema de geração deve ser entregue com os módulos fotovoltaicos, inversor, fiação e placa de identificação devidamente instalados. 

Reforçamos que momento da vistoria nossos técnicos precisam ter livre acesso à Unidade Geradora.

Para solicitar ou liberar vistoria basta acessar o Portal gdneoenergiapernambuco.neoenergia.com.


​Antes de enviar um projeto de Microgeração, é preciso solicitar uma Ligação Nova como cliente convencional no site da distribuidora (neoenergiapernambuco.com.br), canais digitais ou atendimento presencial.

Com a Ligação Nova feita ou em andamento e o projeto de subestação aprovado pela distribuidora (sendo nestes casos, necessário indicar a nota de obras da SE vinculada ao processo de ligação), gdneoenergiapernambuco.neoenergia.com

​O prazo para análise do seu projeto é de até 30 dias corridos (minigeração) e 15 dias corridos (microgeração).

​O prazo para análise do seu projeto é de até 30 dias corridos (minigeração) e 15 dias corridos (microgeração).

Quando há obra de conexão o prazo pode ser alterado (duplicado)

​O prazo para realização da vistoria é de até 7 dias corridos, seguidos de mais 7 dias corridos para a efetivação da conexão.

​Ao receber o acordo operativo o titular da Unidade Geradora deverá assinar e enviar para o e-mail clientescorporativoscelpe@neoenergia.com. 

Após o envio do acordo, o cliente tem 120 dias corridos para liberar a primeira vistoria por meio do Portal gdneoenergiapernambuco.neoenergia.com.

Caso o prazo não seja cumprido, será necessário o envio de um novo projeto.

​Se a lista de beneficiárias, ou lista de rateio, foi enviada junto com o projeto, assim que a Unidade geradora for conectada, as beneficiárias serão cadastradas. Assim, havendo excedente na primeira fatura, as beneficiárias já recebem.

Para os casos em que a lista de beneficiárias, ou lista de rateio, foi enviada depois da conexão da geradora ser estabelecida, de acordo com a Resolução 482, art.7 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o prazo para cadastro das unidades beneficiárias é de até 60 dias corridos.

​O titular da Unidade Geradora ou responsável técnico, munido de procuração, pode solicitar por meio do e-mail clientescorporativoscelpe@neoenergia.com, o relatório de energia gerada, injetada e o saldo restante.​