Neoenergia substituiu 91 mil lâmpadas de mais 26 mil famílias pernambucanas no primeiro semestre de 2022

06/09/2022

A Neoenergia Pernambuco promoveu a substituição de 91,5 mil lâmpadas ineficientes por equipamentos da tecnologia LED de mais de 26 mil famílias pernambucanas, distribuídas em 89 municípios do Estado, no primeiro semestre de 2022. A ação foi realizada por meio do projeto Energia com Cidadania, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel.

Com a distribuição desses equipamentos, a empresa prevê uma economia de energia na ordem de 838.370 kWh/ano, o suficiente para abastecer cerca de 26 mil pessoas pelo período de 30 dias. Além de promover a eficiência energética, a iniciativa também contribui diretamente para a diminuição do consumo de energia elétrica dos clientes.

“O projeto atua em dois cenários. No ambiente residencial, as trocas de lâmpadas beneficiam diretamente o cliente, que terá uma diminuição significativa no seu consumo, recebendo um valor mais baixo na sua conta de energia. Além disso, o projeto como um todo promove uma diminuição geral do consumo de energia, produzindo, no longo prazo, cidades mais eficientes, e promovendo uma cultura de sustentabilidade”, afirma o Supervisor de eficiência energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.

Para participar do projeto é necessário que o cliente seja morador de comunidade popular ou esteja cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), e apresente, no momento da troca, a conta de energia do mês anterior paga e não ter trocado lâmpadas em projetos da concessionária nos últimos seis anos (limite máximo de 8 lâmpadas) e entregue lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas.

O projeto funciona da seguinte forma, o cliente entrega uma lâmpada fluorescente compacta, incandescente ou halógena, de potência igual ou superior a 14 Watts, e recebe da concessionária um equipamento com a tecnologia LED, que consome até 40% menos de energia do que as demais. As trocas são realizadas pelas unidades móveis da concessionária, que visitam as cidades atendendo os clientes de porta em porta. Cada cliente poderá trocar até cinco unidades por contrato com a concessionária.


Voltar