Recife, 08 de maio de 2018 - A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que peritos do Instituto de Criminalística, com o apoio da Polícia Civil, identificaram irregularidades na medição de energia elétrica de uma fábrica de gelo no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. A inspeção foi solicitada pela concessionária, após encontrar indícios de fraudes nas instalações elétricas do cliente. A Celpe estima que, desde 2012, a fábrica tenha desviado aproximadamente 848 MWh, deixando de pagar mais de R$ 645 mil.
Técnicos da concessionária constataram que o cliente realizava o desvio de energia diretamente no ramal de medição (medidor), para que não fosse registrado o consumo real. A fábrica é reincidente e já havia sido identificada com irregularidades na medição de energia em outras cinco ocasiões.
Além de efetuar a cobrança dos valores devidos de energia elétrica, a concessionária formalizou notícia-crime junto à Delegacia de Prazeres para a aplicação das sanções previstas em lei. Na ocasião, o gerente da fábrica foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos à Polícia Civil. A Celpe ressalta que permanece realizando o monitoramento dos clientes e lembra que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. A Celpe se coloca à disposição.