Iberdrola promove desafio para buscar soluções inovadoras que evitem perdas não técnicas do sistema elétrico

19/10/2021
 
Start-up Challenge aceita inscrições de soluções até o dia 10 de novembro, especialmente aplicáveis ao Brasil, onde a companhia atua por meio da Neoenergia.

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O grupo espanhol Iberdrola, controlador da Neoenergia, abriu inscrições para o seu Start-up Challenge. A iniciativa global busca, nesta edição, identificar soluções competitivas e inovadoras que permitam reduzir as perdas não técnicas da rede de distribuição, especialmente no Brasil. As inscrições podem ser submetidas até o dia 10 de novembro, no site do desafio.

No país, a companhia conseguiu reduzir as perdas de maneira significativa por meio da instalação de medidores inteligentes, sensores de rede e outros equipamentos, mas está buscando outras formas de melhorar os serviços. As propostas apresentadas podem ser, por exemplo, de novos dispositivos e ferramentas que permitam identificar as áreas com perdas não técnicas elevadas. O objetivo é de facilitar atividades como a identificação de fraudes em medidores e conexões clandestinas e a análise de balanços de energia.

“Estamos em constante aproximação com start-ups e empresas de base tecnológica que possam trazer soluções aos negócios da Iberdrola e da Neoenergia. Com o Start-up Challenge, facilitamos a validação de novas tecnologias de forma ágil, contribuindo com a inovação no setor elétrico”, afirma o gerente de Inovação da Neoenergia, Bruno Melchior.

As inscrições serão avaliadas por especialistas do negócio de Redes da Iberdrola, levando em consideração critérios de escalabilidade, robustez e facilidade de aplicação e uso. Serão avaliados, por exemplo, a confiabilidade da solução, a simplicidade de instalação e manutenção e o custo total, tanto inicial quanto recorrente. O anúncio do vencedor será em dezembro.

O prêmio para o vencedor será a assinatura de um acordo de colaboração e teste com o programa Programa internacional de start-ups Iberdrola (PERSEO) ou qualquer outra empresa do grupo, que oferecerá o pagamento de despesas e suporte técnico, além de facilitar um ambiente e dados reais para testar a solução, com acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto.

Além disso, o vencedor será incluído diretamente no processo de adesão ao novo centro de inovação em redes inteligentes da Iberdrola, o Global Smart Grids Innovation Hub, podendo ser beneficiada com serviços, atividades e recursos da nova plataforma indutora da inovação.

Se o ensaio ou prova de conceito for satisfatória, a Iberdrola poderá oferecer ao participante a oportunidade de aumentar a escala da solução, adotando-a por meio de acordos comerciais com qualquer empresa do grupo. Por fim, o programa PERSEO pode considerar investir na empresa participante e/ou na solução ganhadora do desafio.cid:image003.png@01D7C1B6.66E26280

Inscrições podem ser realizadas no link abaixo:

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SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 1,4 mil km de linhas em operação e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.    

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