Recife, 13 de março de 2018 – Pioneira no Brasil, a ação de ordenamento de fios promovida pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, continua removendo cabos de telecomunicações instalados irregularmente. Nos dois primeiros meses do ano, técnicos da distribuidora recolheram mais de seis toneladas de fiação clandestina ou irregular. No mesmo período, foram inspecionados mais de 400 postes e 5,6 quilômetros de redes na cidade. Desde o início da operação, em 2015, aproximadamente 25 toneladas de cabos foram removidas das ruas e mais de 20 operadoras de telefonia foram notificadas para correção nas instalações.
Instalados de forma indiscriminada, os cabos telefônicos podem representar um risco para a população, causando, muitas vezes, acidentes. A Celpe realiza, periodicamente, a fiscalização dos postes com o objetivo de certificar se as empresas de telecomunicações estão instalando corretamente os equipamentos. Ao identificar irregularidades, a distribuidora notifica as operadoras para que realizem a adequação dos cabos. Caso a empresa de telecomunicação não realize o correto alinhamento dos cabos, a Celpe faz a remoção, com o objetivo de garantir a segurança para os clientes. A remoção dos equipamentos só ocorre após as operadoras com contrato de compartilhamento de poste com a concessionária não atenderem as notificações realizadas.
Em 2017, equipes da companhia removeram mais de 15 toneladas de fios instalados irregularmente ou de forma clandestina em postes da concessionária. A ação abrange municípios do Grande Recife e já percorreu mais de 100 quilômetros de linhas de transmissão, identificando irregularidades em 1400 postes. Mais de 20 operadoras de telefonia foram identificadas utilizando ilegalmente as estruturas.