Em Bezerros, terra dos Papangus, haverá quatro equipes em revezamento na prontidão durante todo o Carnaval e uma turma para serviços mais complexos. A Celpe inspecionou cerca de 40 quilômetros de linhas de transmissão e circuitos de média tensão que suprem a cidade. Além disso, a Concessionária promoveu a poda de árvores, além da sinalização, com bandeirolas, das redes de alta tensão no corredor da folia.
Em Pesqueira, para o tradicional Carnaval dos Caiporas, a Celpe promoveu a medição dos níveis de tensão e realizou a manutenção dos equipamentos que atendem o pátio de eventos para o Carnaval. Foram executadas ainda inspeções na rede elétrica e podas ao longo dos circuitos de baixa tensão. No município de Triunfo, no Sertão pernambucano, acontece uma das brincadeiras de rua mais conhecidas do carnaval do Estado. Para a folia dos Caretas, a Celpe realizou inspeções e ações de manutenção na rede de distribuição de energia. As ações vão beneficiar também as cidades de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Ao todo, foram promovidas cerca de 5.400 intervenções na vegetação próxima aos fios.
O trajeto dos trios elétricos de Petrolina também recebeu atenção especial da Celpe. Foram instalados espaçadores de baixa e média tensão e bandeirolas de sinalização ao longo de todo o percurso. Inspeções e podas também foram promovidas para garantir o suprimento extra de energia durante o período. Em outros focos de folia, como os polos de Belém de São Francisco, Salgueiro e Floresta dos Navios, a Celpe realizou manutenção preventiva na rede elétrica e executou podas de árvores em mais de 200 pontos. Ações semelhantes, foram implementadas em Nazaré da Mata para receber os maracatus rurais, em Caruaru e em Garanhuns para os desfiles de troças e blocos de rua.
Durante todo o período carnavalesco serão mobilizadas, por dia, 30 equipes de prontidão. Diariamente, um contingente de 60 profissionais, entre eletricistas, coordenadores e engenheiros, estará monitorando o sistema elétrico e preparado para atuar em casos eventuais. O efetivo de profissionais foi reforçado em 40% para as festividades. O Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede da Celpe, também foi reforçado e contará com uma estrutura de mais de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros, disponíveis 24 horas por dia.
SEGURANÇA – A distribuidora realizou vistorias em busca de irregularidades provocadas pelas ligações clandestinas. Ao longo da folia, nos tradicionais polos de concentração, a empresa contará com equipes de inspeção, que devem retornar aos locais onde foram removidas irregularidades para flagrar possíveis reincidências. O rigor visa garantir a segurança da população e preservar a continuidade no fornecimento de energia. O furto de energia, além de representar risco à vida, provoca prejuízos e é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Confira outras orientações para curtir o Carnaval com segurança:
- Não lance serpentina na rede elétrica, especialmente metálicas.
- Evite tirar fotos com ‘pau de selfie’ em cima de trio elétrico. O contato com a rede pode ser fatal.
- Não coloque enfeites em postes e muito menos na fiação elétrica.
- Não suba em postes nem em árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.
- Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.
- Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.
- Nunca faça ligação direta na rede elétrica. Fazer macaco é crime e coloca sua vida em risco.
- Em caso de fio partido, mantenha distância e avise a Celpe pelo telefone gratuito 116.
- E lembre-se: se for viajar, não deixe equipamentos ligados para evitar desperdício de energia. Desligue inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores.