Projetos


vale-luz.jpg

Para promover a eficiência energética em sua área de atuação, o Grupo Neoenergia, holding que controla a Neoenergia Pernambuco, investe em projetos por meio de suas distribuidoras na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte,  São Paulo e Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. De 2008 a 2020, na Neoenergia Pernambuco, foram investidos mais de R$ 208 milhões em mais de 98 projetos de eficiência energética, sendo R$ 132 milhões em iniciativas voltadas para a população de baixa renda.

São muitas as iniciativas das distribuidoras da Neoenergia que compõem o Educação com Energia, projeto educacional cooperativo dos programas de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, que pretende sensibilizar alunos, professores, coordenadores pedagógicos e comunidade escolar para promover o desenvolvimento e consolidação de novas práticas que estimulem a economia de energia elétrica e mudanças de hábito para o consumo consciente de energia elétrica. Formações sobre o tema, direcionados tanto para alunos como para educadores estão disponíveis através do site​​.​


1. AULAS DE ENERGIA

As ações do Aulas de Energia contam com ambientes interativos que promovem experiências imersivas a partir do uso da eletricidade, da geração de energia e da eficiência energética. São eles: Museu da Energia, na Bahia; Espaço Usina Solar São Lourenço da Mata e Espaço Usina Solar Fernando de Noronha, em Pernambuco; e Espaço Ecoposto Energia Eólica, no Rio Grande do Norte.

As visitações são gratuitas, mediante agendamento prévio e acompanhamento de pessoal treinado, e possibilitam a vivência prática da geração de energia elétrica e do uso seguro e eficiente da energia. Os consumidores que visitam os espaços Aulas de Energia encontram tecnologias, experimentos, maquetes, painéis e vídeos que agregam valor ao aprendizado.

As ações também acontecem de modo itinerante, com as Unidades Móveis Educativas, caminhões adaptados para atender a instituições públicas de ensino da Bahia, Pernambuco e Rio Grande Norte, bem como ao público geral, em eventos específicos.

Descubra mais sobre as ações do Aulas de Energia clicando aqui.

Comunicado Importante!  

Por recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Educação, que orienta a suspensão de atividades que promovam aglomeração em razão do agravamento da crise do COVID-19, as ações do Aulas de Energia em todas as suas unidades estão com o atendimento e visitas cancelados até nova orientação dos órgãos administrativos estaduais. A medida faz parte de uma série de recomendações preventivas para reduzir as chances de proliferação do coronavírus (COVID-19) e assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar dos alunos e demais funcionários.
 
Screenshot 2021-09-22 at 12-22-42 Inicio - AULAS DE ENERGIA.png 

2. ENERGIA QUE TRANSFORMA

A metodologia Energia Que Transforma, criado pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e Procel, tem como objetivo formar o professor para que ele seja um vetor de comunicação com os alunos. Além de trabalhar o tema do uso racional e seguro da energia são também transmitidas técnicas e metodologias de abordagem para serem usadas em sala de aula: o professor é estimulado a criar a sua abordagem para transmitir esse conhecimento. A ONG WWF-Brasil é parceira desta ação na capacitação sobre a preservação do meio ambiente.

Publicações Educação com Energia - Clique aqui​ e acesse.

Comunicado Importante!

Por recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Educação, que orienta a suspensão de atividades que promovam aglomeração em razão do agravamento da crise do COVID-19, as ações do Energia Que Transforma estão com suas atividades temporariamente canceladas até nova orientação dos órgãos administrativos estaduais. A medida faz parte de uma série de recomendações preventivas para reduzir as chances de proliferação do coronavírus (COVID-19) e assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar dos professores e demais funcionários.



3. ENERGIA QUE EDUCA - NOVA ESCOLA

A escola tem papel central para mudar os hábitos dos jovens com relação à sustentabilidade e ao consumo consciente. Foi a partir disso que as distribuidoras Neoenergia Coelba, Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Cosern, Neoenergia Elektro e Neoenergia Brasília em parceria com a Nova Escola, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, criou o “Energia Que Educa”, uma ação pensada para trabalhar a Educação Ambiental nas escolas, oferecendo uma série de conteúdos gratuitos para ajudar professoras e professores a desenvolver este tema transversal da BNCC com base nas metodologias ativas.

O Energia que Educa conta, com conteúdos digitais exclusivos disponíveis no Nova Escola Box, para os professores aplicarem diretamente em sala de aula com seus alunos, e uma fase de tutoria para 100 professores dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e do Distrito Federal, utilizando a temática de redução de energia e sustentabilidade para realizar projetos didáticos com o apoio de especialistas, focada na realidade do ensino público das regiões impactadas pela iniciativa. 

Os cursos autoinstrucionais estão disponíveis gratuitamente no site da Nova Escola. Os professores participantes se cadastram para receber a certificação da conclusão dos cursos de cada uma das trilhas formativas. 

Para mais informações, clique aqui​.

Screenshot 2021-09-22 at 15-41-58 Energia que Educa.png

4. FESTIVAL TÔ LIGADO NA ENERGIA

O Festival Tô Ligado na Energia promove a reflexão e o diálogo sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica com as escolas da rede pública de ensino, preferencialmente de tempo integral, atuando com estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (11 a 19 anos), por meio de atividades que estimulam a apropriação do conhecimento sobre a temática, de forma lúdica e criativa, para torná-los multiplicadores dos conteúdos.  

A ação educativa cria a oportunidade de falar com os jovens e também de escutá-los através de produções artísticas variadas, como teatro, música, dança, percussão e grafite, e estimula a participação em atividades que instigam a curiosidade e desafiam a resolução de tarefas que exigem o conhecimento sobre a temática.  

Desta forma, os jovens se tornam agentes multiplicadores com potencial de promover a mudança de hábitos, como também disseminar essas informações nas comunidades na qual estão inseridos. 

Comunicado Importante!  

Por recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Educação, que orienta a suspensão de atividades que promovam aglomeração em razão do agravamento da crise do COVID-19, as ações do Festival Tô Ligado na Energia estão com suas atividades temporariamente interrompidas até nova orientação dos órgãos administrativos estaduais. A medida faz parte de uma série de recomendações preventivas para reduzir as chances de proliferação do coronavírus (COVID-19) e assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar dos professores e demais funcionários. 

Acompanhe o desenvolvimento das equipes pelo blog do Festival, clicando aqui.​​

Screenshot 2021-09-22 at 15-06-11 Festival Tô Ligado na Energia.png 

 

O projeto prevê a troca de resíduos sólidos (metal, papel, papelão, plásticos, óleo e eletrodomésticos) por descontos na conta de energia em comunidades populares. Além de possibilitar a redução no valor da conta de energia, a iniciativa também incentiva a reciclagem. Acompanhe o projeto pelo aplicativo Vale Luz, disponível em Android, IOS e Windows.​​

vale-luz-2.jpg   vale-luz-1.jpg

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO DO VALE LUZ

Comunicado Importante!

Informações sobre as adaptações e continuidade para atender aos decretos estadual e municipal durante a pandemia da Covid-19.

Condomínios e Empresas: A operação desta modalidade ficará centrada no atendimento aos condomínios residenciais e empresas cadastradas, além da realização de novos cadastros a serem prospectados pela coordenação do projeto. A coleta dos resíduos deverá ocorrer nos municípios das Regiões Metropolitanas com a utilização de unidades móveis e sem contato direto com moradores. A equipe do projeto fará o agendamento para realização da coleta, na data agendada vai até o condomínio para coletar os resíduos e ao final do expediente direcionam os resíduos coletados até a cooperativa para o descarte correto.

Comunidade: A operação desta modalidade de atendimento será realizada em diversas frentes de trabalho de maneira que possamos manter e até potencializar a coleta dos resíduos recicláveis domésticos para destinação adequada, conforme abaixo:


a) Containers - os atendimentos nos containers instalados nos estacionamentos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping serão realizados na via Drive Thru e para auxilio dessa modalidade de atendimento será instalada tenda em frente ao equipamento. As atividades serão executadas por 02 agentes coletores em cada container. Os equipamentos funcionarão no horário das 10hs às 19hs ou conforme o horário de funcionamento dos shoppings.

b) Ecopontos: O atendimento no Ecoponto (Limoeiro/PE) deverá, preferencialmente, ocorrer na parte externa do ponto de atendimento de modo a diminuir o contato com os clientes participantes. 

c) Caminhões: Atendimento em municípios fora das capitais com a utilização de unidades móveis que devem percorrer os bairros dos municípios pré-selecionados fazendo o atendimento porta a porta para coleta de resíduos e troca de lâmpadas de clientes residenciais. Excepcionalmente, durante estes atendimentos poderão ser coletados resíduos em empresas (mercadinhos, lojas etc) e a bonificação deverá ser lançada em contas contratos de clientes residenciais indicadas pela própria empresa atendida. Para apoio desta operação cada caminhão, além do motorista, contará com 02 agentes coletores que deverão fazer o atendimento e prospecção de clientes e a divulgação do projeto de modo a potencializar a arrecadação de resíduos e troca de lâmpadas. Está prevista, também, a utilização de carro de som para sinalizar os moradores do município sobre a presença do projeto.

d) Porta – Porta: O atendimento será realizado porta a porta pelas ruas das comunidades da Região Metropolitana de Recife participantes do projeto para coleta de resíduos e troca de lâmpadas de clientes residenciais.

e) Tendas: O atendimento nas tendas instaladas diariamente nos diferentes bairros dos municípios da Região Metropolitana de Recife, será realizado através da recepção dos resíduos que será feita por 2 (dois) agentes coletores, que verificará o material recebido e fará o cadastro do cliente para o recebimento da bonificação correspondente em sua conta contrato residencial. Os agentes também serão responsáveis pela captação de clientes para informá-los sobre o projeto e fazer o devido recolhimento dos materiais. 

ENERGIA COM CIDADANIA E ENERGIA MAIS EFICIENTE

Por meio de unidades móveis, os projetos levam as comunidades populares* da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul ações de troca de lâmpadas, atendimento comercial, palestras sobre uso seguro e racional da energia elétrica e atendimento de órgãos e instituições públicas e/ou assistenciais. São parceiros nesta ação, o Ministério Público da Bahia (reconhecimento de paternidade e divórcios), as prefeituras de Salvador e Recife (cadastro do NIS), o Tribunal de Justiça da Bahia (Balcão de Justiça), entre outros.

Clique abaixo​ para conhecer programação atual do projeto e informe-se, também, sobre os endereços dos postos fixos de atendimento.


Comunicado Importante!

Os atendimentos dos postos fixos das Prefeituras-Bairro de Salvador e postos do CRAS de Recife e Região Metropolitana estão temporariamente suspensos até nova orientação dos órgãos administrativos. A medida faz parte de uma série de recomendações preventivas para reduzir as chances de proliferação do coronavírus (COVID-19) e assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar da população e dos funcionários.

Na Neoenergia Pernambuco, são 2 projetos em execução:

ENERGIA COM CIDADANIA 2020: abrange comunidades populares no Estado de Pernambuco. Iniciado em 2020, tem investimento previsto de mais de R$ 5,6 milhões com a troca de 132 mil lâmpadas de consumidores residências.   

ENERGIA COM CIDADANIA 2021/22: abrange comunidades populares no Estado de Pernambuco. Iniciado em 2021, tem investimento previsto de mais de R$ 8,1 milhões com a troca de 264 mil lâmpadas de consumidores residências.


energia-cidadania.jpg

*Entende-se por comunidade popular ou de baixa renda, os bairros com renda média mensal per capita até R$ 794,66, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE 2010.

O projeto Eficientização de Edificações tem como objetivo promover melhorias nas instalações de unidades do poder público, comerciais sem fins lucrativos, industrias e outros. As ações contemplam a eficientização dos usos finais de energia tais como troca de lâmpadas ineficientes por novas com tecnologia LED, gestão energética, uso de fonte incentivada (fotovoltaica) e aquecimento solar térmico de água. Adicionalmente, o cliente também tem acesso a palestras e informações sobre o uso racional e seguro da energia. 

Screenshot 2021-09-24 at 10-41-59 Email – BRENDA CRISTINA SANTOS MELO – Outlook.png 

Para participar do projeto, a instituição deve atender aos seguintes pré-requisitos: 

1. Prédio próprio de serviço público, comercial sem fins lucrativos e/ou consumidores de caráter essencialmente filantrópico ou assistencial nos municípios de concessão sob responsabilidade da distribuidora; ​

2. Funcionar no horário de ponta da distribuidora; 

3. Não possuir débitos junto à concessionária de energia; 

4. Entre outros, contido no Regulamento do projeto.


Na Neoenergia Pernambuco, são 5 projetos em execução:

ENERGIA COM CIDADANIA 2020: abrange diversas unidades consumidoras do poder público ou instituições sem fins lucrativos localizadas em comunidades populares atendidas pelo projeto situadas no Estado de Pernambuco. Iniciado em 2020, tem investimento previsto de mais de R$ 3,7 milhões com a troca de 52 mil pontos de iluminação de instituições.

ENERGIA COM CIDADANIA 2021/22: abrange diversas unidades consumidoras do poder público ou instituições sem fins lucrativos localizadas em comunidades populares atendidas pelo projeto situadas no Estado de Pernambuco. Iniciado em 2021, tem investimento previsto de mais de R$ 6,8 milhões com a troca de refrigeradores por 204 câmaras de vacina para apoio a pandemia do Covid-19, troca de 104 mil pontos de iluminação e instalação de 30 sistemas solares fotovoltaicos em instituições.

2 PRÉDIOS PÚBLICOS: abrange as instalações dos prédios públicos do Hospital Getúlio Vargas e Fórum Rodolfo Aureliano, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, ambos localizados na região metropolitana de Recife. Iniciado em 2018, tem investimento previsto de mais de R$ 2,7 milhões com a troca de mais de 10.000 pontos de iluminação e instalação de um sistema solar fotovoltaico.

UC'S PODER PÚBLICO 20/22: abrange diversas unidades consumidoras do poder público situadas no Estado de Pernambuco. Iniciado em 2020, tem investimento previsto de mais de R$ 14 milhões com a troca de mais de 124 mil pontos de iluminação e instalação de 14 sistemas solares fotovoltaicos.

HOSPITAIS BENEFICIENTES 2 – 2020/2022: abrange diversas unidades consumidoras comerciais sem fins lucrativos situadas no Estado de Pernambuco. Iniciado em 2020, tem investimento previsto de quase de R$ 14 milhões com a troca de mais de 20 mil pontos de iluminação e instalação de 8 sistemas solares fotovoltaicos.

Com o objetivo de estimular a criação de hábitos eficientes, práticas racionais no uso da energia elétrica, combate ao desperdício de energia elétrica e ampliação e divulgação da geração de fontes limpas e alternativas de energia, as distribuidoras do grupo Neoenergia estão concedendo desconto de 50% aos seus clientes para instalação de energia solar em unidades residenciais.  

Em 2020, foram substituídas 1.153 lâmpadas por LED e instalados 435 sistemas solares fotovoltaicos em residências na Bahia, Pernambuco e São Paulo, totalizando 1.780 kWp instalado. Na Bahia, foram substituídas 793 lâmpadas e instalados 259 sistemas solares fotovoltaicos, totalizando 1.082,40 kWp instalado. Em Pernambuco, foram substituídas 257 lâmpadas e instalados 116 sistemas solares fotovoltaicos, totalizando 457,6 kWp instalado. Em São Paulo, foram substituídas 103 lâmpadas e instalados 60 sistemas solares fotovoltaicos, totalizando 222 kWp instalado. Para 2021 a previsão é atender mais de 2 mil unidades residenciais com a instalação dos sistemas fotovoltaicos e substituição de lâmpadas.

EFICIENTIZAÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS
 
Os projetos de Eficientização de Edificações tem como objetivo promover melhorias nas instalações de unidades do poder público. As ações contemplam a eficientização dos usos finais de energia tais como troca de lâmpadas ineficientes por novas com tecnologia LED, gestão energética, uso de fonte incentivada (fotovoltaica) e aquecimento solar térmico de água. Adicionalmente, o cliente também tem acesso a palestras e informações sobre o uso racional e seguro da energia.
 
Na Neoenergia Pernambuco, temos 1 projeto em execução:
 
IFPE AFOGADOS DA INGAZEIRA: abrange as instalações do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus de Afogados da ingazeira. Iniciado em 2021, tem investimento previsto de mais de R$ 240 mil para a troca de mais de 1.000 pontos de iluminação e instalação de 1 sistema solar fotovoltaico.

 
EFICIENTIZAÇÃO DE PRÉDIOS COMERCIAIS
 
Os projetos de Eficientização de Edificações tem como objetivo promover melhorias nas instalações de unidades comerciais sem fins lucrativos. As ações contemplam a eficientização dos usos finais de energia tais como troca de lâmpadas ineficientes por novas com tecnologia LED, gestão energética, uso de fonte incentivada (fotovoltaica) e aquecimento solar térmico de água. Adicionalmente, o cliente também tem acesso a palestras e informações sobre o uso racional e seguro da energia.

Na Neoenergia Pernambuco, apenas 1 projeto em execução:
FOTOVOLTAICO AACD: abrange a unidade consumidora da Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD localizada em Recife. Iniciado em 2020, tem investimento previsto de mais de R$ 400 mil com a troca de 26 pontos de iluminação e instalação de 1 sistema solar fotovoltaico.
 

EFICIENTIZAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA  
 
​O gasto com iluminação pública representa parcela significativa dentre as despesas dos municípios na área de concessão das distribuidoras. A adoção de soluções eficientes energeticamente, como luminárias LED, mostrou-se promissora, visto a redução de até 60% no consumo de energia. Dessa forma, as distribuidoras do grupo Neoenergia tem realizado projetos para substituição das atuais luminárias de IP pela mais moderna tecnologia de LED do mercado. Além do ganho energético, os locais contemplados terão um ganho qualitativo no iluminamento, aumentando o conforto e a segurança dos usuários.
 
Em 2020, foram substituídos mais de 18 mil pontos de IP em 20 municípios das áreas de concessão das distribuidoras do grupo Neoenergia. Na Bahia, foram contemplados os municípios de Salvador, Aramari e Irará, em Pernambuco, o município de Paulista, no Rio Grande do Norte, o município de Parnamirim, em São Paulo, os municípios de Guarujá, Registro, Jales, Ubatuba, Águas da Prata, Atibaia, Sete Barras, Arujá, Fernandópolis, Vargem Grande do Sul, Votuporanga, Dracena, Panorama e São João da Boa Vista e, em Mato Grosso do Sul, o município de Três Lagoas.
 
Em 2021, estão previstas as trocas de mais de 20 mil pontos de IP em 36 municípios das áreas de concessão das distribuidoras do grupo Neoenergia. Na Bahia, serão modernizadas a iluminação pública dos municípios de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Mata de São João, Seabra, Itaberaba, Itanagra, Santo Estevão, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Brumado, Vitória da Conquista, Muritiba e Acajutiba, em Pernambuco, os municípios de Paulista, Fernando de Noronha, São José do Belmonte, Serra Talhada, Angelim, Barra de Guabiraba, Capoeiras, Ibirajuba e Jaqueira, no Rio Grande do Norte, o município de Parnamirim e outros 5 (cinco) municípios ainda em definição e, em São Paulo, os municípios de Piracaia, Araras, Piedade, Junqueirópolis, Buri, Cabreúva, Pilar do Sul e um último ainda em definição. 
 
Na Neoenergia Pernambuco, são 2 projetos em execução:

 
IP PAULISTA: abrange a troca de iluminação pública no município de Paulista, especificamente nos bairros de Janga e Maranguape II. Iniciado em 2020, tem investimento previsto de mais de R$ 5 milhões com a troca de mais de 5.000 pontos de IP.
 
IP 2021-2023: abrange a troca de iluminação pública em municípios do estado de Pernambuco. Iniciado em 2021, tem investimento previsto de mais de R$ 10 milhões com a troca de mais de 10 mil pontos de IP em Fernando de Noronha, São José do Belmonte, Serra Talhada, Angelim, Barra de Guabiraba, Capoeiras, Ibirajuba, Jaqueira e outros municípios ainda em definição.
 
EFICIENTIZAÇÃO DE SISTEMAS DE SANEAMENTO  
 
Através da aplicação de projetos de eficiência energética, as distribuidoras do Grupo Neoenergia viabiliza mecanismos de aprimoramento e otimização dos sistemas de saneamento em municípios de sua área de concessão. O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica municipal através da substituição de equipamentos de saneamento defasados, como motores e bombas na captação de água bruta, e os sistemas elétricos para acionamento e partida desses equipamentos por outros mais eficientes e modernos.
 
Em 2021, a previsão é de atender 10 (dez) unidades de saneamento, sendo 3 (três) na Bahia (Embasa Bolandeira, Cabula e Feira de Santana), 2 (dois) em Pernambuco (Compesa Cabrobró e Botafogo II), 1 (uma) no Rio Grande do Norte (Caern) e 4 (quatro) em São Paulo (DAAE’s Rio Claro, Tietê, Santo Antônio de Posse e Vargem Grande do Sul).
 
Na Neoenergia Pernambuco, são 2 projetos em execução:
 
COMPESA ALTO DA SÉ: abrange as instalações de 4 unidades de serviço público da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) localizadas no Alto da Sé. Iniciada em 2021, tem investimento previsto de mais de R$ 240 mil com a troca de 525 pontos de iluminação e instalação de 1 sistema solar fotovoltaico.
 
COMPESA SALGUEIRO: abrange as instalações da unidade de serviço público da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) localizada na Estação Elevatória de Cabrobó no município de Salgueiro. Iniciada em 2021, tem investimento previsto de mais de R$ 1,3 milhão com a troca de dois conjuntos moto-bomba e instalação de controle de partida através de inversor de frequência.
 

Conheça nossas ações de Eficiência Energética e saiba como participar:


PUBLICAÇÕES